sexta-feira, 30 de abril de 2010

Depoimento pessoal de Íris Letícia sobre as aulas de informática no ensino fundamental.



Lembro muito bem do tempo de escola no ensino fundamental e também das famosas aulas de informática que tinhamos apenas uma vez por semana. Claro, quando tínhamos, porque nem sempre havia professor para dar as aulas para os alunos. Na época, isso a 10, 12 anos atras, professor especializado no assunto era novidade, quem dava as aulas de informática normalmente era um professor que conhecia bem o assunto e tinha feito um ou outro cursinho, com formação específica, acredito que não. Mas era assim que funcionava, uma vez por semana, durante uma hora, cada turma da escola ia até a biblioteca, onde havia alguns computadores no final da sala, formavámos duplas e cada um podia mexer um pouquinho, recordo que era muito engraçado, pois um da dupla ficava no teclado e o outro no mouse, era sempre uma briga danada para trocar de lugar. Normalmente, o que fazíamos era entrar no Paint e fazer desenhos, pintar, recortar, escrever uma ou outra coisa no desenho, e claro em vários joguinhos de cd que o professor levava e também em alguns jogos que já estavam no computador. Esse foi o ensino que durante todos os anos de ensino fundamental tive, na época era muito bom e legal, pois não tinha computador em casa e eram poucas as escolas do município que tinha aulas de informática, então, era diferente e muito legal estudar em uma escola que possui uma biblioteca com computadores. Mais tarde, já na 6ª e 7ª série as aulas começaram a ser diferentes, e me recordo bem que aprendemos a escrever no World e a imprimir as folhas, que também foi muito legal e bacana, aprender a fazer a impressão.
Hoje sei que com certeza as aulas de informática das escolas devem ser bem diferentes, mas lembro de bons momentos enquanto estudava nessa escola e de como foi importante desde cedo já iniciar um conhecimento com os computadores, e da facilidade e curiosidade que tínhamos semana após semana.

Bem-vindos amigos!

Olá pessoal...
Somos alunas do Pa de Ensino e Aprendizagem no Mundo Digital, e viemos através desse blog, colocar nossa pesquisa a mostra para todos vocês.
Pretendemos com esse blog refletir e pensar um pouco mais sobre várias inquietações e curiosidades que temos em relação as aulas de informática. Afinal, hoje sabemos, que as aulas de informática com certeza não são as mesmas de algum tempo atrás, hoje os alunos têm professores especializados no assunto, acesso a internet, computadores individuais, laboratórios de informática e muito mais. Queremos justamente mostrar isso nesse blog e responder á algumas questões que nos deixam incomodadas: Como estão sendo as aulas de informática nas escolas? As aulas são de maneira individual, coletiva, em duplas... Como são? Os alunos possuem acesso livre a internet? Qual a formação profissional do professor? E muitas outras...
Acessem e fiquem a vontade.