sexta-feira, 30 de abril de 2010

Bem-vindos amigos!

Olá pessoal...
Somos alunas do Pa de Ensino e Aprendizagem no Mundo Digital, e viemos através desse blog, colocar nossa pesquisa a mostra para todos vocês.
Pretendemos com esse blog refletir e pensar um pouco mais sobre várias inquietações e curiosidades que temos em relação as aulas de informática. Afinal, hoje sabemos, que as aulas de informática com certeza não são as mesmas de algum tempo atrás, hoje os alunos têm professores especializados no assunto, acesso a internet, computadores individuais, laboratórios de informática e muito mais. Queremos justamente mostrar isso nesse blog e responder á algumas questões que nos deixam incomodadas: Como estão sendo as aulas de informática nas escolas? As aulas são de maneira individual, coletiva, em duplas... Como são? Os alunos possuem acesso livre a internet? Qual a formação profissional do professor? E muitas outras...
Acessem e fiquem a vontade.

3 comentários:

  1. Bom Íris, vou falar um pouco da minha vivência como mãe de dois filhos em idade escolar. Meu filho mais velho (que hoje tem 13 anos), é aluno da rede privada,tem aulas de informática desde os 4 anos, no início o acesso era em duplas e se limitava a interação com jogos pedagógicos como o Coelho Sabido (que é dividido por faixa etária e vai até o quinto ano com o nome de Caça Pistas). No ensino fundamental as aulas foram ganhando corpo, os professores estimulavam a exploração nos aplicativos, eles começaram a desenvolver trabalhos em word, power point e excel em várias disciplinas. Agora ele está na 8ª série e eles tem acesso à internet, utilizam os computadores individualmente, os trabalhos às vezes em grupo e às vezes individuais,são estimulados a desenvolverem ferramentas de busca e pesquisa e começam a compreender as construções de softwares, jogos e aplicativos. Ele gosta bastante e percebo que o interesse dele não se limita a curiosidade e que aos poucos ele está construindo teias que estão integrando, produzindo conhecimentos e ao mesmo tempo produzindo inquietações que o levam a estar sempre em constante processo de ensino/aprendizagem.
    Meu filho caçula (tem 5 anos) e tem aulas de informática também em uma escola da rede privada desde os 3 anos. Já nas primeiras aulas a professora trouxe um computador aberto e mostrou à eles o que eram,para que serviam (sem muitos detalhes) e os alunos podiam pegar, olhar, sentir e descobrir. Desde a primeira aula eles foram estimulados a cada um ligar a sua própria máquina e localizar a sua pasta para, começar as atividades que eram bem variadas: jogos, desenhos feitos por eles mesmos no paint, reconhecimento das letras no word, mas sem acesso à internet. No ano passado ele mudou para a escola que o irmão frequenta e as aulas de informática mudaram muito. Ele diz que já encontra os computadores ligados e quando não estão ligados eles tem que chamar a professora para ligar e colocar nos jogos para eles, as aulas são às vezes individuais, às vezes em dupla, os jogos são de memória, da Turma da Mônica, Coelho Sabido. Não tem acesso à internet e basta qualquer contratempo para que a aula seja cancelada (a sala fica em outro prédio). Procuramos estimulá-lo aqui em casa, mas percebemos uma significativa queda no interesse dele após a troca de escola.
    As professoras não são as mesmas para os dois e não tenho acesso à formação delas.
    Bom, acho que já escrevi muito, mas acho importante que pensemos cada vez mais na integralização das aulas de informática com o currículo da escola, pois as tecnologias estão cada vez mais presentes em nossas vidas, portanto, quanto antes construirmos uma educação tecnológica que naturalmente permeie nossa construção/produção do conhecimento, mais nos aproximaremos de uma compreensão ampliada e integralizada da nossa educação como um todo.
    Obrigada por oferecer esse espaço!!

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  2. Muito boa a tua reflexão enquanto mãe e professora, penso que enquanto sujeitos de aprendizagem no contexto desse PA, precisamos olhar para a formação que estamos tendo a fim de identificar que tipo de trabalho realizaríamos caso tivemos a possibilidade hoje de trabalhar com uma turma utilizando computadores com acesso a internet? Vamos fazer essa reflexão? Estaríamos preparadas? Se não, o que está faltando. Se sim, que tipo de trabalho iríamos desenvolver e com que objetivo? Vamos refletir?

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  3. Penso que se achássemos que estamos completamente preparadas nos acomodaríamos e daríamos continuidade à educação tecnológica como é hoje: fragmentada e descontextualizada do currículo escolar.
    Acredito que com uma postura de constante deslocamento e inquietação teríamos melhores condições para construir uma educação cada vez mais interdisciplinar que seria atravessada pelas tecnologias com a mesma naturalidade que os "nativos" percebem as tecnologias que os cercam. Penso que precisamos ampliar nosso olhar para que em um trabalho coletivo (alunos e professores) todos possamos (des)construir paradigmas.
    Então, penso que não temos mais espaço para uma formação pronta, finalizada e limitada.

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