sexta-feira, 18 de junho de 2010

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE O PROJETO:

Chegando ao término da nossa pesquisa sobre As aulas de informática nas escolas, tivemos a chance de observarmos e aprendermos muitos fatos e realidades diferentes e muito significativas para nós e também para nossa pesquisa. Tivemos a oportunidade de fazer algumas entrevistas com alunos e também com professores de algumas Escolas e pudemos entender melhor como está sendo e o que está sendo trabalhado com os alunos durante as suas aulas de informática. Aulas que normalmente acontecem uma vez por semana, durante um período de aproximadamente uma hora, e na maioria das vezes, os alunos trabalham distribuídos em grupos de três ou quatro colegas.
Assim, quanto às nossas certezas provisórias podemos dizer que: as aulas de informáticas realmente não são as mesmas comparadas à geração anterior, onde estas aulas eram vistas como um momento só de jogo, de ludicidade. Hoje, as aulas de informática são percebidas como um complemento à prática pedagógica desenvolvida em sala de aula. São aulas que procuram fazer do uso da tecnologia uma maneira mais dinâmica, interativa e motivadora no processo de aprendizagem. Em algumas situações, na verdade, o computador acaba sendo usado para informatizar as tradicionais práticas de ensino que ainda vigoram. Outra certeza provisória que tínhamos era de que os professores de informáticas tinham uma formação especializada na área, mas através da pesquisa constatamos que estes possuem cursos rápidos na área da informática educativa, o que pode tanto contribuir como dificultar um trabalho mais diversificado, tendo o educando como direcionador do processo de construção do conhecimento. Quanto à certeza de que as escolas possuem laboratórios de informáticas, com computadores de uso individual pelos alunos, constatamos que nas escolas municipais na qual pesquisamos os alunos trabalham em grupos de três, quatro ou cinco utilizando um computador no laboratório de informática.
Quanto às nossas dúvidas temporárias descobrimos através das entrevistas e das visitas feitas como estão sendo as aulas de informática nas Escolas. As atividades são desenvolvidas procurando dar continuidade ao que está sendo trabalhado em sala de aula. Nem todos os alunos estão satisfeitos com o que estão aprendendo nas aulas de informática. Eles colocam que as aulas são boas, mas gostariam que fossem diferentes: mais divertidas, dinâmicas, com mais computadores, com mais liberdade para acessar a Internet. Alguns professores estão e outros não estão tão preparados profissionalmente para darem essas aulas, isso depende da escola e conforme o interesse e a motivação do professor. Como dificuldade encontramos a falta de iniciativa dos demais educadores se apropriarem do laboratório de informáticas como ferramenta pedagógica auxiliar nas possibilidades de aquisição do conhecimento. E o acesso ou não a internet livre, normalmente os professores não permitem, o que eles permitem são sites recomendados pela Escola, o que acontece muitas vezes, é deixar os alunos uns minutos livres no final da aula, para assim se quiserem entrar em outros sites, de jogos, de trabalhos da escola, no site ou blog da escola, pesquisas no Google sobre algum trabalho referente à disciplina. Os alunos se ajudam constantemente trabalhando em grupo, oportunizando pequenos espaços de troca. Num mundo tecnológico em que vivemos, percebemos que os alunos sentem necessidade de também estarem interagindo virtualmente, utilizando o computador como ferramenta para a criação de blogs, Orkut, e-mail, MSN e tantas outras possibilidades comunicação, informação para a construção do conhecimento, tendo o professor com mediador, além de jogos, desenhos no Paint e sites de pesquisa frequentemente realizados nas aulas de informática.
Quanto aos nossos objetivos de entender e refletir como são as aulas de informática nas Escolas percebemos que as mesmas vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. A educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente as novas tecnologias e as novas maneiras de aprender. Mas são várias as questões relevantes que precisam ser consideradas no contexto educacional a respeito das tecnologias como ferramentas pedagógicas na escola: a função do professor da informática, a participação dos demais professores nas aulas de informática,a inclusão ou adaptação da informática no currículo escolar.
Nossa problemática inicial nos levava a questionar sobre as aulas de informática nas escolas, e entendemos que estas acontecem exclusivamente dentro de um espaço limitado,com um horário determinado, coordenado pelo professor responsável, com pouca participação do professor de sala de aula,com interação entre os alunos e atividades pré-estabelecidas. O aluno interage mas não controla o processo de construção do conhecimento. Segundo Veen e Vrakking (2009), o aluno, a geração Homo Zappiens “está desafiando a educação a explorar suas habilidades e estratégias muito mais do que se faz hoje.” É preciso haver maior imersão, motivação,interação tecnológica para que as aprendizagens sejam realmente efetivadas.
Durante o processo de construção deste projeto surgiram possibilidades de continuar investigando outras escolas da rede particular, estadual, de buscar também como os professores de sala de aula percebemos aulas de informática ou como fazem uso das novas tecnologias na sua prática pedagógica. Também surgiram outros questionamentos sobre a interação das aulas de informática com os conteúdos trabalhados em aula, contemplando outras áreas do conhecimento.

Assim podemos dizer que:
O desenvolvimento deste projeto me possibilitou várias aprendizagens. Consegui refletir e focar o meu olhar, através das entrevistas e leituras realizadas, sobre a função que têm as aulas de informática no contexto atual da escola e a função que deveria exercer para atender a uma geração que tem acesso a muitas informações, que faz muitas coisas ao mesmo tempo, que está sempre conectada, que interage virtualmente com quem está perto fisicamente ou não, que vive numa sociedade em rede, num mundo que está na Era digital. As mudanças são lentas no campo educacional, mas é preciso romper com esse Paradigma vigente, os primeiros passos estão sendo dados.(L)
A partir do desenvolvimento desse projeto, pude perceber o quão importante é e são as aulas de informática e de como elas precisam e devem ser melhoradas cada vez mais. Pois sabemos que conforme os alunos dizem, as aulas são boas, mas normalmente eles esperam mais. Através desses meses de pesquisa, pude visualizar e reconhecer como de fato é e funciona uma aula de informática, e de como as escolas e também alguns professores estão usando de várias tecnologias e métodos para motivar e incentivar os alunos cada vez mais. (I)
Enquanto de grupo de projeto, nos sentimos bastante motivadas na construção deste blog, na coleta dos dados pesquisados e analisados, na busca dos suportes teóricos. A cada postagem sentimos nosso crescimento em relação ao tema proposto, ao uso da ferramenta e as aprendizagens efetivadas.


Íris e Lorena

Um comentário:

  1. Olá Gurias!
    queremos agora comentar um pouco de como vimos o projeto de vcs.
    o blog está claro e limpo, com todas as informações com devidas citações e esclarecimentos de autoria. Gostamos também de seus posicionamentos pessoais de acordo com suas experiências com as aulas de informática. Olhar para nossa vivência nos motiva a refletir e provoca inquietações em nós. Assim, vocês puderam fazer comparações entre as aulas de informática no passado e atualmente.
    Consideramos as entrevistas parte essencial no trabalho, podemos ver que nas aulas de informática não há interdisciplinaridade.
    O projeto está bem articulado com o objeto de pesquisa, nos proporcionando reflexões sobre a temática, através da colocação clara e construtiva das ideias.
    Se percebe um entrosamento significativo entre os participantes, existindo o esprírito investigativo.
    Utilizaram o material trabalhado nas aulas, preservando as referências dos mesmos. As fotos utilizadas são coerentes ao assunto abordado, havendo autorização para tal publicação.
    Com criação do blog, se utilizou ferramentas tecnológicas e tieram um crescimento produtivo.
    Considerando todos os fatores, podemos dizer que o trabalho está claro e objetivo, podendo ser bem compreendido. Assim, pensamos que o trabalho de vocês gurias atingiu todas as competências propostas.
    desejamos que vocês continuem com suas postagens no blog, promovendo a discussão dos assuntos abordados neste semestre.

    Suas colegas: Alessandra, Camila, Marluci e Rita.

    ResponderExcluir