sexta-feira, 28 de maio de 2010

Trecho do texto " O trabalho do professor e as novas tecnologias" de Eliane Schlemmer.





Conforme Schlemmer,a realidade que estamos vivendo hoje é muito diferente de alguns anos atrás. Na escola, hoje sabemos como a maioria delas já trabalha com aulas de informática e de como isso é válido e de extrema importância para os alunos. Antigamente, não tinha computadores nas escolas, muito menos nas salas de aula. E hoje é uma realidade que está sendo vivida por muitos alunos e professores em diversos cantos do mundo.

" O que aconteceu com a nossa curiosidade, com a vontade de conhecer? Como a nossa geração age, atualmente, quando adquire uma nova tecnologia? Vamos pensar no computador. Imagino que muitos, para utilizá-lo, precisarão de alguém que diga o que deve fazer e como deve ser feito, que dê os passos para que não cometa erros, apague tudo ou estrague. Somos da 'geração analógica', conhecidos como 'imigrantes digitais'.Quanto tempo se passou? Duas ou três décadas, talvez. (...)
Poderíamos pensar que estamos presenciando o surgimento de um novo sujeito da aprendizagem , o 'nativo digital', pelo fato de ter nascido nesse mundo altamente 'tecnologizado', em rede, dinâmico, rico em possibilidades de informação, comunicação e interação? É evidente para quem convive com os 'nativos digitais' perceber a forma diferenciada com que se comunicam e se relacionam com a informação. Eles têm outra forma de ser e estar no mundo, de conviver com as Tecnologias Digitais - TDs, fazendo emergir o que Castells (1999) denomina de 'cultura da virtualidade real'".

SCHELEMMER, E. O trabalho do professor e as novas tecnologias. Textual Porto Alegre, V.1, n. 8, 2006. Disponível em: http://www.sinpro-rs.org.br/textual/set 06/ artigo tecnologia.pdf

A passagem da Era Analógica para a Digital, da “geração do não mexe que estraga” para a do “mexe pra ver como funciona” ,segundo a autora, mostra outro modo de estar no mundo, de estar presente e de conviver com as tecnologias – e cita Castells, a respeito do conceito de “cultura da virtualidade real”.

As vantagens desse novo tempo, com as Tecnologias Digitais (TDs), seria a comunicação, a interação, a compreensão, o compartilhar conhecimentos, idéias, experiências e informações professor/ aluno, para assim efetivamente criarmos um ambiente de aprendizagem, onde professores e alunos interagem em uma relação autêntica e verdadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário