sábado, 29 de maio de 2010

Mais uma professora de informática entrevistada...

Professora de informática, no turno da tarde, de uma escola municipal de São Leopoldo.

1.Penso que as novas tecnologias digitais, como o computador, trazem uma maneira muito mais dinâmica, interativa, motivadora de aprender. A informática é uma ferramenta pedagógica que contribui muito para que os alunos construam o conhecimento através da ludicidade, da interação e do trabalho colaborativo.

2.Sim, sempre existe uma interação entre o professor de informática e o trabalho desenvolvido nas salas de aula, embora ela ocorra em proporções bem diferentes. Isso depende também do entendimento que o professor da sala de aula tem sobre as aulas de informática.

3.As aulas de informática buscam complementar o trabalho desenvolvido em sala pelo professor. Busco sempre com o mesmo tema,usando os recursos disponíveis no comutador: jogos e softwares educacionais,internet, portal Aprende Brasil.

4.Como trabalho com os alunos menores, percebo que eles se ajudam durante a atividade proposta. Às vezes uns querem fazer pelo outro, neste caso tenho que intervir para que todos do grupo possam mexer, cada um na sua vez, no computador.

5.Possuo cursos rápidos dentro da área da informática: Hardware e Software (com ténicos de informática); Informática educacional (CEPIC-NH); Softwares educacionais (CEPIC-NH); Mesas Educacionais Positivo; Lenux Educacional e Portal Aprende Brasil.

6.Penso que o que qualificaria mais as aulas de informática é justamente o que se apresenta como uma dificuldade, ou seja, a capacidade de interação entre informática e sala de aula, a tal ponto que esta seja entendida como uma extensão da sala de aula.
As facilidades são os recursos disponíveis, pois hoje a internet nos possibilita muito.

2 comentários:

  1. Gurias, legal vocês irem colocando as impressões de vocês sobre as intrevistas, relacionando-as com as leituras que tem realizado, que acham?

    ResponderExcluir
  2. Esse blog têm tudo para continuar com as discussões! Vcs possuem entrevistas com educandos e educadores, suas análises, pesquisas, leituras e experiências... Não parem não! Sucesso, meninas!!!

    ResponderExcluir