sexta-feira, 21 de maio de 2010

Entrevista com uma professora de informática da rede municipal de São Leopoldo

ENTREVISTA – AULAS DE INFORMÁTICA

1)Acredito que o uso do computador como ferramenta mediadora do processo ensino-aprendizagem pode proporcionar mudanças qualitativas na educação, desde que,os educadores compreendam, vivenciem, aceitem, flexibilizem as inúmeras possibilidades da ferramenta, adaptando-a de forma a contribuir com a educação.

2)Procuro,na medida do possível, interagir com os professores das turmas que atuo como professora de informática educativa.Há uma preocupação em “linkar” com os conteúdos, projetos desenvolvidos em sala de aula pelos demais educadores.A informática educativa, na minha opinião, deve fazer ”parcerias” com as demais áreas do conhecimento formando assim, uma teia com fins pedagógicos mais eficaz.

3)As aulas de informática são variadas.Há momentos de produção, de pesquisa, de exploração de jogos educativos por parte dos educandos.Procuro, a cada ano letivo, analisar, refletir sobre o que vale a pena continuar, o que deve ser ampliado, o que deve ser iniciado como recurso pedagógico, dentro da informática educativa.Todo instante surge novas possibilidades, novos recursos, novas ferramentas na área da informática.É preciso ter cautela com o que utilizar, como utilizar, com que finalidade, que possíveis resultados se obterá.Creio que o computador pode abrir novos horizontes para o conhecimento, a interação entre o aluno e a informação, a possibilidade de construção do conhecimento através da interação.Para isso, é necessário um planejamento consciente, coerente, crítico por parte do educador de informática.

4)Sim, é oportunizado aos alunos um espaço de troca de informações sobre as aulas de informática.Muitas vezes esse “bate-papo” ocorre no decorrer das atividades que estão sendo propostas aos educandos.

5) Possuo sim formação específica para atuar na área de informática.Já realizei vários cursos dentre eles:
Exploração de Software;
Edição e Publicação de Páginas;
Exploração de Softwares Educativos (Sistema Positivo de Informática);
Portal Aprende Brasil.

6) O que qualifica as aulas de informática é o enorme leque de possibilidades de interação que o aluno tem acesso (ou pode ter, dependendo do educador...) no seu processo ensino/aprendizagem. As dificuldades são fazer com que os demais educadores se apropriem do laboratório de informática como mais uma ferramenta pedagógica a auxiliar o educando e o próprio educador a expandir suas possibilidades de aquisição do conhecimento.Há, por vezes, dificuldades técnicas, que impedem a utilização do(s) equipamento(s) ou do(s) software(s).No que diz respeito as facilidades encontradas nas aulas de informática, destaco a empolgação, a curiosidade, “o brilho nos olhos”,da maioria dos alunos, em poder utilizar, explorar os recursos e todas as possibilidades disponíveis nos PCs.

2 comentários:

  1. Legal vocês terem postado as respostas Íris, gostei mesmo!!!!
    O que achas, apenas como sugestão, de vocês colocarem o que acharam das respostas? ou o posicionamento de vocês sobre... não esqueçam do posicionamento!!!
    Bjs e parabéns

    ResponderExcluir
  2. Analisando as duas entrevistas que realizei, percebo que é recorrente nas falas das professoras que o computador é uma ferramenta mediadora do processo ensino/aprendizagem,abrindo possibilidades de informação, construção do conhecimento e de interação.Por outro lado,também é recorrente a grande dificuldade dos demais professores em compreenderem o uso do computador como facilitador/auxiliar na construção do conhecimento, buscando se apropriar mais do espaço do laboratório de informática e em buscar maior qualificação e interação nas aulas de informática.
    Penso que deve haver um planejamento entre o professor da informática e os demais professores para que possam traçar juntos ações pedagógicas que fujam do simples uso do computador para realizar atividades que são realizadas em sala de aula, apenas com recurso diferente. As tecnologias são relevantes na construção dos conhecimentos, mas precisamos pensar de que forma estão sendo usadas:se somente como uma inovação às práticas tradicionais ou como ferramenta mediadora que traz muitas possibilidade de contribuição para a educação.

    ResponderExcluir