sexta-feira, 28 de maio de 2010

Trecho do livro "Homo zappiens: Educando na era digital" de Wim Veen e Ben Vrakking




Conforme os autores do livro, quando se trata de motivação, certamente está deve ocorrer diariamente nas escolas, e baseia-se em nossa interação com tudo aquilo que nos cerca todos os dias.

" A principal coisa a considerar aqui é que a motivação para aprendizagem é pessoal: como você aprende, quando aprende, onde aprende, por que aprende e até se aprende ou não. Tão logo comecemos a impor restrições, podemos fazer com que você aprenda alguma coisa melhor, mais rapidamente e com menos esforço, mas o que será aprendido não será algo que você terá feito para ampliar a si mesmo e sim como uma tarefa obrigatória que tinha de ser feita para que alguém parasse de bafejar na sua nuca."

VEEN, Wim; VRAKKING, Bem. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Concordo com os autores, e sabemos que muitas vezes em muitas escolas acontece realmente isso, os alunos se sentem obrigados a fazer algumas tarefas e não sentem nenhum prazer ou satisfação em faze-las, fazem simplesmente para se verem livres dela. A partir desse parágrafo do livro, precisamos todos pensar se o que estamos fazendo nas escolas, realmente está agradando nossos alunos, se estão gostando do que estamos sugerindo e de como estão interagindo com o que é proposto. Somente desse modo saberemos se os alunos estão aprendendo algo novo e se não estamos impedindo esse ato de acontecer.

Um comentário:

  1. Percebo aqui que realmente a troca de informação e experiencias são fundamentas para o crescimento do homem e seus conhecimentos. Defendo bastante a idéia de que o professor de ve ser sensível em sua percepção e estar atento a reflexão de sua propaia prática para contribuir no processo de aprendizado, porém suponhamos que o prefessor já tenha desenvolvido essa sensibilidade e reflete sempre sobre sua prática, mas e quando não há motivação, o que fazer? a desmotivação pode ser o fracasso de todo um trabalho pensado, um professor desmotivado não acredita em seu potencial e não consegue ver os pontos positivos que a sua contriuição pode ter para a educação. Não só o professor mas um aluno desmotivado também tem dificuldades em aprenser e em tornar o estudo significativo em sua vida. Motivação, pode sim fazer parte dos conceitos necessarios para contribuir para uma educaçao tecnologica.

    ResponderExcluir