quinta-feira, 13 de maio de 2010

Inclusão Digital

Lendo o artigo "Tecnologia ao alcance de todos" da Revista Nova Escola (setembro/2006) ressalto a importância da interação que a tecnologia permite ao contexto educacional, pedindo uma revisão nos métodos tradicionais de ensino/aprendizagem. Há escolas, conforme o artigo, em que os computadores ficam restritos à salas que só abrem para aulas de informática, sem incorporar no projeto pedagógico. Mesmo não sendo um artigo atual, percebo que as mudanças na educação são muito lentas, pois fatos como este ainda acontecem nos dias atuais.
No artigo há um enfoque no papel do professor, que deve passar a dar sentido ao uso da tecnologia, produzindo conhecimento com base em um labirinto de possibilidades. O professor deve gerenciar as novas situações de aprendizagem trazidas pelo computador. É possível, por exemplo, estimular o raciocínio com jogos virtuais, criar páginas na internet para os alunos publicarem textos, fazerem pesquisas em sites de busca.
A reportagem também apresenta experiências de inclusão digital em três estágios diferentes. No estágio inicial, alunos e professores exploram aos poucos os recursos do computador, por meio de jogos e produção de textos e desenhos, além de pesquisa em sites de busca. No nível intermediário, usam-se ferramentas da internet para fazer programas de rádio ou comunicar-se por escrito com outras escolas. Na etapa avançada, a turma constrói produtos com a ajuda de instrumentos como kit para robótica ou o software para CDs multimídia.
Se você quiser saber mais sobre o assunto acesse: www.novaescola.org.br

5 comentários:

  1. Ok, colega, agora te convido a fazer uma reflexão... passados quase 4 anos dessa reportagem, o que mudou?

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  2. Meninas,
    Estão de parabéns pelo blog, bem articulado com a temática que escolheram, com reportagens interessantes. Gostei da entrevista com a professora, pois é mais um elemento importante para construirmos saberes referentes a tecnologia e como os sujeitos percebem esta evolução no mundo contemporâneo.

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  3. Olá colegas!
    O Blog de vocês ta bem legivel em relação a proposta do grupo,as reportagem assim como as entrevistas que foram postados esta bem relacionado com as inquetações do grupo e do trabalho proposto.

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  4. A partir do artigo "Tecnologia ao alcance de todos" (Revista Nova Escola/set.2006)percebo que algumas pequenas mudanças se efetivaram nesse quase quatro anos.Pode-se começar pela parte estrutural(espaço físico) escolar,pois a cada ano que passa, aumenta o número de escolas que passaram a contar com laboratórios ou sala específicas para informática,além de terem recebido novos computadores ou ampliado o espaço já existente.Mas só implantar laboratórios de informática nas escolas não é suficiente.E é aí que as mudanças se tornam mais lentas.É necessário potencializar os espaços de informática para que o desenvolvimento e as aprendizagens dos alunos sejam associadas às experiências interdisciplinares.Um dos principais objetivos,ao meu ver, no contexto educacional da atualidade é a utilização do computador como instrumento de apoio às disciplinas e aos conteúdos lecionados, além de preparar os alunos para uma sociedade informatizada e em constante transformação.Vejo que os professores,com exceções,se sentem despreparados para acompanhar essas mudanças e avanços das tecnologias digitais e incorporá-las à sua prática pedagógica.Por isso,ainda percebemos o uso do computador tão restrito às aulas de informática.E neste espaço é o professor de informática, que possui uma capacitação apropriada, que direciona as atividades,e mesmo que relacionadas ao conteúdo trabalhado em aula,há pouca intervenção do professor "titular", que talvez não se autorize a vivenciar, a se apropriar deste espaço.
    Diante destas novas situações no contexto escolar, é importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade (o uso da tecnologia na educação),repensar sua prática e construir novas ações que permitam não só lidar mas também construit a partir desta nova realidade.

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