domingo, 16 de maio de 2010

Entrevistando um aluno sobre as aulas de informática

Entrevista com um aluno que frequenta a 5ª série de uma escola da rede municipal de São Leopoldo:

Respostas:
1-São as aulas que vamos para o laboratório de informática, no primeiro período de Educação Artística, nas segundas-feiras. Acho que as aulas são apropriadas para a nossa fase de conhecimento.

2-Poderia ser dado um tempo (20 minutos) no final do período para que os alunos pudessem acessar sites de jogos, de pesquisa além dos trabalhos que a professora faz.

3-No momento não estamos trabalhando com jogos. Estamos trabalhando no Paint, porque estamos desenhando um mascote criado pela turma para representar a Escola. No início do ano, trabalhamos com jogos da tabuada. Eles ajudaram os colegas a prender, principalmente quem tem dificuldades. Para mim serviram para reforçar a tabuada.

4-Mais ou menos. Como vamos para o laboratório no período de Educação Artística, só os conteúdos desta "matéria" é que são trabalhados na informática. As duas professoras combinam o que vão trabalhar.Por exemplo, já pesquisamos sobre músicas, fotografias, danças. Agora, a professora de Educação Artística está "entrando" nas cores e na informática é o mascote, que também estamos pesquisando nas aulas.

5-Sim. A professora da informática fala como será o trabalho naquela aula, e nós, do grupo decidimos quem vai "mexer", quem vai "teclar", quem opina.

6-Não, só podemos acessar sites permitidos. Teve uma vez que entramos no Portal Aprende Brasil, onde tem jogos educativos, biblioteca digital, pesquisa escolar. Já entramos em alguns sites de pesquisa, que a professora da informática colocou no quadro, para pesquisar sobre artes, fotografias, acentuação, pontuação porque estávamos trabalhando com cartazes.

7-Trabalhamos em grupos de 4 ou 5 alunos. É bom porque no grupo os colegas se ajudam, e também se desentendem. Eu gostaria de trabalhar com um computador só para mim, mas isto não é possível na escola. As atividades das aulas de informática são pesquisas, desenhos no Paint, às vezes, jogos.

3 comentários:

  1. Olá Gurias!
    Muito legal o blog de vocês, as entrevistas são muito úteis para analisarmos as condições das aulas de informática nas escolas. O problema, a inquietação de vocês está bem visível, e percebe-se a construção do processo de descobrimento por parte do grupo. Muito legal, parabéns. Espero que possamos trocar opiniões e experiências nestes novos espaços. Obrigada pela oportunidade.
    Abraços...

    Marluci Alves de Oliveira.
    (Colega disciplina Mundo Digital).

    ResponderExcluir
  2. Mesma sugestão faço aqui, olha que interessante contrapor as respostas de professor e aluno!!!
    Bjs e bom trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Pois é...percebo que nas suas respostas os professores colocam que procuram planejar as atividades das aulas de informática de acordo com o conteúdo que está sendo trabalhado em sala de aula. Tudo bem quando se trata de alunos da educação infantil ao 3º,4°ou 5ºano(que trabalham com eixos temáticos ou currículo por atividades),mas e quando se trata de alunos da 5ª série, ensino médio...são atendidas somente as áreas do período em que acontecem as aulas de informática? E às demais áreas do conhecimento,aos demais professores também é oportunizado este espaço? Na resposta do aluno entrevistado as aulas de informática são relacionadas aos conteúdos trabalhados na disciplina de educação artística, pois é neste período que elas ocorrem. E outros professores que atendem esta turma, será que não tem "vontade" de usufruir do laboratório de informática? Vontade,acredito que sim, mas tudo esbarra nas questões de disponibilidade de uso deste espaço,visto que há um horário "cronometrado" para cada turma. É preciso potencializar este espaço,de modo a facilitar o desenvolvimento cognitivo dos alunos, associando às experiências interdisciplinares que envolvam a qualidade da proposta pedagógica com o uso também das novas tecnologias.

    ResponderExcluir